logo-noma
foto-servico

Suspensão

A suspensão é um sistema de absorção de impactos. Sua função é manter o pneu em contato com o solo de maneira estável e constante, garantindo estabilidade e produtividade para o veículo. No caminhão, a suspensão mecânica é composta por um feixe de molas semielípticas — também conhecidas por lâminas. O funcionamento é bem simples de se compreender. Sempre que o veículo passa por uma ondulação ou buraco na estrada, os feixes arqueados absorvem o impacto e são esticados. Com isso, as vibrações são reduzidas e o sistema consegue manter a estabilidade, principalmente no transporte de cargas pesadas.

foto-servico

Alongamento | Encurtamento

O alongamento de chassis é um procedimento que visa adaptar o caminhão às necessidades do transporte de cargas. Como o próprio nome sugere, o chassis é alongado, deixando o corpo do veículo mais extenso. Durante a instalação de baús ou carrocerias, a depender da demanda do proprietário, isso pode ser necessário. Assim, ao final do processo, o caminhão fica totalmente adaptado para o componente instalado e com uma maior capacidade de carga.

foto-servico

Freio

A vida útil das lonas de freio nos caminhões está diretamente ligado ao trecho que ele percorre e ao volume de carga que carrega. Existem outras situações que sobrecarregam o sistema de freio, ocasionando o desgaste prematuro das lonas, como o excesso de carga, condução agressiva, não utilização do freio motor em declives e paradas.

foto-servico

Instalações

Serviços de instalações de kit hidráulico, 3°eixo e 2°eixo direcional

foto-servico

Emchuchamento

O embuchamento de eixo consiste em recuperar todas as características originais para que o veículo tenha de volta toda sua capacidade elástica. O resultado é uma direção mais leve e uma suspensão mais eficiente, absorvendo os impactos da forma correta e maior resistência ao choque e fadiga. Para a manutenção, é feita a troca da bucha dos pinos, arruelas, travas e rolamento da manga de eixo. Além de melhorar o desempenho da suspensão, ao fazer o embuchamento de eixo é possível aumentar a vida útil dos pneus – preservando seu desgaste irregular.